Rescisão do Contrato de Trabalho
Exame Médico Demissional
A Portaria nº 24, de 29/12/94, DOU de 30/12/94, da Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho, com alterações introduzidas pela Portaria nº 8, de 08/05/96, estendeu ... na ocasião de seu desligamento da empresa, independentemente se trabalham ou não em atividades insalubres, como antes era exigido.
O exame ... trabalhar em local insalubre, perigoso ou penoso, e deverá ser realizado até a data da homologação, desde que o último exame médico ocupacional tenha sido realizado há mais de:
(...)
GRAU DE RISCO |
VALIDADE |
PRAZO DE AMPLIAÇÃO |
25 e 320 |
5000 dias |
|
321 e 4400 |
9000 dias |
|
|
||
Para mulheres, o exame poderá ser solicitado, porém, não exigida, a fim de se verificar eventual estado de gravidez, pois, entre outros objetivos do respectivo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO - NR 7, é dar proteção aos trabalhadores, de caráter preventivo, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclínica, além de constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores.
O médico emite, para cada exame médico, o Atestado de Saúde Ocupacional - ASO, em duas vias. A primeira via, fica arquivada no local de trabalho do empregado, para eventual apresentação à fiscalização do trabalho. A segunda via, é entregue ao empregado, mediante recibo na 1a. via.
O atestado deve conter no mínimo:
Se o empregado se negar a fazer o exame, a empresa deverá se documentar do fato. Uma declaração feita pelo próprio empregado, recusando-se a fazer o exame médico, ou então, faz-se uma carta de convocação, informando o local, dia e hora da realização do exame médico. Este documento assinado pelo empregado mais o registro de que não compareceu para fazer o exame médico, poderá servir de argumentação e prova perante a fiscalização do trabalho.
MODELO
| ATESTADO DE SAÚDE OCUPACIONAL - ASO
|
Veja mais sobre Exame Médico
ATENÇÃO !!!
Não utilize o conteúdo material desta versão "AMOSTRA" para fins profissionais (no seu trabalho). Várias páginas, desta obra, foram "propositadamente" desatualizadas e/ou distorcidas com a atual legislação em prática. O objetivo desta demonstração é apenas apresentar o mecanismo de navegação e visualização do nosso CD-Rom Trabalhista (guia prático DP/RH).