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Empreendedorismo: uma questão de atitude

por Emmanuela Suzy Medeiros(*)

Empreendedorismo é um processo pelo qual os indivíduos procuram identificar oportunidades, satisfazendo suas necessidades e desejos por meio da inovação. É uma característica que envolve iniciar algo novo, organizar os recursos necessários e assumir seus respectivos riscos.

Pode-se definir o empreendedorismo como a capacidade de empreender, ou seja, tomar iniciativa, buscar soluções inovadoras e agir no sentido de encontrar a solução para problemas econômicos ou sociais.

Portanto, o empreendedorismo significa mais do que uma denominação ou um conceito trata-se de atitude, de um comportamento que caracteriza um indivíduo e sua empresa, é geralmente associado à iniciativa, inovação, possibilidades de fazer coisas novas e/ou de maneira diferente, assim como a capacidade de assumir riscos.

O termo "empreendedor" surgiu na França por volta dos séculos XVII e XVIII. Em francês, significa: aquele que se compromete com um trabalho ou uma atividade específica e significante.

Ao referenciar acerca das características existentes nos empreendedores é perceptível que os mesmos apresentam traços que os diferem de outros profissionais na sociedade. É uma pessoa que tem a habilidade de criar e construir algo a partir do nada, é um indivíduo altamente criativo e encontra energia pessoal para iniciar e construir uma empresa ou organização mais do que simplesmente assistir, analisar ou descrever. Por fim, é uma pessoa que assume riscos pessoais e financeiros, porém, faz todo o possível para colocar do seu lado as vantagens, e assim, reduzir as possibilidades de fracasso.

Sendo capaz de manter seu ponto de vista em qualquer circunstância, com confiança em si na busca pela realização dos desafios, possui características extras, que diferenciam do seu comportamento, com atributos pessoais que se somam a características sociológicas e do próprio cotidiano.

O que difere um empreendedor bem sucedido são suas características e aptidões ditas como "personalidade empreendedora", que é o perfil característico mais comumente encontrado nos empreendedores de sucesso.

Diante do exposto, percebe-se que cada empreendedor possui características específicas, podendo este ser nato, ou ele pode aprender com o tempo a partir da experiência, mas certamente o que não foge à regra é esse desejo de fazer coisas diferentes, o desejo de inovar, que sabe identificar uma oportunidade e faz dela um negócio, assumindo riscos calculados, dedicando-se intensamente, pois trabalha com prazer, gerando oportunidades e colaborando para o desenvolvimento econômico e social do país e do mundo.

É importante referenciar também o papel das mulheres enquanto empreendedoras, pois nos últimos anos, o número de empreendimentos iniciados por mulheres vem aumentando de forma constante e significativa.

Todavia, quer sejam homens ou mulheres que venham a empreender estes empreendem por diversas razões que é a busca pela auto-realização, pela satisfação de necessidades financeiras, pela satisfação pessoal/profissional pois muitos deixam seus empregos formais em busca da evolução profissional de um negócio desejado e ou sonhado.

Os empreendedores são os guerreiros, heróis que ousam, arriscam e superam as crises, não podendo esquecer de deixar os sucessores nos negócios.

 

REFERÊNCIAS

BARON, Robert A. Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
BERNARDI, Luiz Antonio. Manual empreendedorismo e gestão. São Paulo: Atlas, 2009.
CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: Dando asas ao espírito empreendedor. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: Transformando idéias em negócios. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

 

(*) Autora

Ms. Emmanuela Suzy Medeiros

  • Doutoranda em Educação - UTIC
  • Mestre em Educação - UNINORTE
  • Graduada em Administração, Pedagogia, Especialista em Recursos Humanos
  • Graduada em Administração - Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
  • Pedagogia – Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Especialista em Recursos Humanos - Universidade Estadual da Paraíba – UEPB
  • Especialista em Marketing - Universidade Veiga Almeida - UVA
  • Especialista em Psicopedagogia – Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC
  • Professora Pós-Graduação Psicopedagogia
  • Professora do curso de Administração

suzy.pb@bol.com.br


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