frame_new.gif (40245 bytes)

 

Espaço RH - Artigos

spacer.gif (43 bytes)
Depto. Pessoal
Recursos Humanos
Relatório Trabalhista
Dados Econômicos
FGTS
Imposto de Renda
Legislação
Jurisprudência
Previdência Social
Recursos Humanos
Salários
Segurança e Saúde
Sindicalismo
Trabalhista
CD-Rom Trabalhista
Assinatura
Cursos
Suplementos
Chefia & Liderança
PLR
Quadro de Avisos
Principal
Chat DP/RH
Negócios & Parcerias
Liderança - O poder aparente e transparente

por Emmanuela Suzy Medeiros*

 

As pessoas estão inseridas em um contexto organizacional, elas atuam em diferentes atividades, ocupando diversas posições em vários níveis organizacionais. Muitas cuidam do trabalho de outras pessoas. Estas tidas como líderes elas envolvem as pessoas e as organizações de forma a torná-la produtiva e atuante no mercado cada vez mais competitivo.

Segundo CHIAVENATO (2004, p. 446) "A liderança é, de certa forma, um tipo de poder pessoal. Através da liderança uma pessoa influencia outras pessoas em função dos relacionamentos existentes (...)"

De acordo com STONER (1999, p. 344) "liderança é o processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas às tarefas dos membros de um grupo"

Percebe se que apesar de existir vários conceitos acerca da liderança, eles remetem sempre o poder de influenciar as pessoas. Sendo esta característica pessoal existente em poucas pessoas.

A liderança é o poder nomeado ao líder. Existem vários tipos de líder em nossas organizações por exemplos os líderes apoiadores, diretivos, participativo, orientado para as metas ou resultados. Estes estilos podem ser encontrados em um único líder outros possuem apenas um destes estilos. A diferenciação de um para o outro é na forma de agir diante dos colaboradores e quais as suas prioridades na hora de tomar uma decisão.

Líderes não são necessariamente o gestor de uma empresa e/ou gerente e/ou presidente. A rigor elas deveriam ser lideres mas muitas não possuem atributos de líder.

O verdadeiro líder possue uma qualidade que é iminente para o seu sucesso junto os colaboradores é a capacidade de servir, em vez de ordenar, é ajudar no desenvolvimento atrelando suas necessidades com os valores da organização. O líder tem que deixar transparente o desejo de servir, tem que ter espiritualidade.

É preciso aliar os valores das organizações com os dos colaboradores, eles precisam ver sentido no que fazem, se dispor a serviço de outras pessoas. A espiritualidade ela vem trazer uma convivência pacifica entre colaboradores e empresas, que estes passam a considerar a empresa como algo complementar da sua felicidade e não um lugar de tormento.

Cabendo ao líder a tarefa de incentivar a o desenvolvimento espiritual dos liderados, levando os a questionar qual o seu verdadeiro papel na organização, a desenvolver os talentos existentes, aumentando a satisfação e conseqüentemente a produtividade.

Contudo o líder espiritualizado ama o seu colega de trabalho, tratando o amor como um comportamento, considera o sucesso da organização como um mérito conjunto tanto dele como dos colaboradores que contribuíram.

Entretanto o líder é possuidor do poder aparente por que ele tem a característica de influenciar as pessoas, ele é percebido por todos, e transparente pelo fato de servir as pessoas com transparência, dedicação, honestidade.

 

REFERÊNCIAS

CHIAVENATO, Idalberto. Administração de novos tempos . Rio de Janeiro: Campus, 2004.
STONER, James A.F. Administração. Rio de Janeiro: LTC, 5° edição. 1999.

 

(*) Autora

Emmanuela Suzy Medeiros

  • Graduada em Administração, Pedagogia, Especialista em Recursos Humanos
  • Graduada em Administração - Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
  • Pedagogia – Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Especialista em Recursos Humanos - Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
  • Professora Pós-Graduação Psicopedagogia
  • Professora Administração

suzy.ftc_adm@yahoo.com.br


Nota: O artigo  publicado nesta seção, é de propriedade intelectual do respectivo(a) autor(a), cujo o conteúdo poderão ser utilizados para diversos fins, mediante a expressa autorização do(a) mesmo(a). A Sato Consultoria não se responsabiliza pelo seu conteúdo. Caso encontre algum material não autorizado, protegido pela lei de direitos autorais, favor entrar em contato, através do e-mail abaixo, para que possamos remover imediatamente e citar o referido problema.

E-mail.jpg (1550 bytes)