Relatório  Trabalhista nº 015- 20/02/2018 - Resumo

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS - MARÇO/2018
Detalhes nesta edição.
DINÂMICA DE GRUPO
A Dinâmica de Grupo surgiu em 1914, tendo-se como seu criador o cientista comportamental Kurt Levy, fundamentando-se de que o homem vive em grupos. Detalhes nesta edição.
FRIGORÍFICO É MULTADO EM R$ 200 MIL POR NÃO CONSTRUIR ESPAÇO PARA AMAMENTAÇÃO
A unidade de Nova Mutum do Frigorífico BRF está obrigada a construir espaço para guarda e vigilância de filhos de mães que trabalham no estabelecimento e que estão em período de amamentação. A decisão é da 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso.
Na mesma decisão, proferida em Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), a empresa foi condenada a pagar R$ 200 mil reais por danos morais coletivos ao não cumprir a determinação legal que mandava construir o espaço, prevista no artigo 389 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para empresas com mais de 30 empregadas maiores de 16 anos.
Ao analisar, o relator Roberto Benatar argumentou que o direito à amamentação visa proteger não somente a mulher, mas principalmente a criança. "A ausência de local apropriado para a amamentação prejudica a inserção da mulher no mercado de trabalho e o desenvolvimento seguro e sadio da criança".
Conforme o relator, ficou comprovado que a empresa possui mais de 30 empregadas, não havendo dúvidas, portanto, de que deve fornecer espaço apropriado para que suas empregadas amamentem os filhos.
É certo que a CLT permite que a obrigação possa ser suprida por meio de creches distritais mantidas pela própria empresa em regime comunitário por meio de convênio ou diretamente com entes públicos ou privados. Ocorre que, neste caso, embora a empresa tenha contribuído para construção da creche próxima a sua sede, ficou comprovado nos autos que a creche municipal é insuficiente para atender às mulheres que trabalham na região.
A decisão no Tribunal manteve o entendimento da Vara do Trabalho de Nova Mutum. Para os magistrados da 2ª Turma, os fatos denunciados pelo MPT são extremamente graves e afrontam interesses importantes à sociedade: "Sua conduta é de tal potencial lesivo que representa risco até para as demais trabalhadoras empregáveis e que tivessem intenção de engravidar durante a vigência do contrato, que com o réu viessem a trabalhar se sua atividade delituosa não fosse interrompida, incontinenti importando, neste aspecto, em afronta a direitos difusos".
A empresa ajuizou recurso de revista ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), e sua admissibilidade está sendo analisado no TRT/MT.
Fonte: DCCSJT - Agência de Notícias da Justiça do Trabalho, 19/02/2018.
Relatório Trabalhista - Assinatura
Nossos informativos na velocidade das mudanças.
Atualização & Reciclagem.
Guia Prático DP&RH (CD-Rom Trabalhista)
Essencial para as rotinas do Depto. Pessoal e Administração de Recursos Humanos. A edição atual, além de estar rigorosamente atualizada com o conjunto de todas as legislações trabalhistas,  os Relatórios Trabalhistas (desde 1987) foram disponibilizados para consultas por "edição" ou por "assunto". Acompanha também uma assinatura trimestral gratuita de nossos informativos (Relatórios Trabalhistas, editados duas vezes por semana), com direito à consultas trabalhistas neste período.
Clique aqui para mais detalhes.

Site melhor visualizado com a configuração da área de trabalho de 800x600, resolução mínima de 256 cores e navegador Internet Explorer. O seu navegador deve estar habilitado para usar JAVASCRIPT.

Depto. Pessoal
Recursos Humanos
Relatório Trabalhista
CLT
Legislação
Jurisprudência
Artigos
Suplementos Especiais
Quadro de Avisos
CD-Rom Trabalhista
Assinatura
Cursos
Serviços
Negócios & Parcerias
Busca
Chat DP/RH
Consulta
spacer.gif (43 bytes)
Horário de atendimento
das 13 as 17 hs.
fone (11) 4742-6674
E-mail.jpg (1550 bytes)
Há mais de duas décadas desenvolvendo e atualizando profissionais de DP/RH. desde_1987.jpg (22987 bytes)