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Avaliação de Desempenho Individual - Geral 


CARACTERIZAÇÃO:

Compreende o período de adaptação do funcionário ao cargo e ajustamento às normas e procedimentos da empresa.

O processo envolve a efetiva participação da chefia imediata do funcionário, desde a assistência constante a esse, até a decisão sobre sua situação na empresa.

Dentro desse período, enquadram-se os funcionários recém-admitidos, promovidos ou remanejados.

Os aspectos técnicos desse trabalho envolvem basicamente:

 

OBJETIVOS:

O processo de avaliação, quer realizado pelo setor específico ou pela própria área, pressupõe um trabalho de apreciação constante sobre o comportamento dos indivíduos e das situações apresentadas na organização.

Quando aplicada dentro de um sistema normatizado, a "avaliação de desempenho" permite-nos:

 

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:

O primeiro instrumento utilizado é o impresso "Avaliação de Desempenho", que na prática será preenchido pelo superior imediato, junto com a avaliação, discutindo os fatores que estão sendo pontuados.

Inclui dados mensuráveis e esclarecimentos sobre o desempenho do funcionário, como resultante de seu comportamento.

São vários os fatores de comportamento e desempenho que utilizados pelas empresas, atendendo o contexto de cada organização, por exemplo:

 

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO - ADMINISTRAÇÃO

 

Capacidade profissional: condição de aplicar recursos teóricos e práticos para elaboração de trabalhos.

  • emprega de forma inadequada recursos teóricos e práticos;
  • encontra dificuldades para aplicação teórica, apenas para atividades mais complexas;
  • utiliza com eficácia teórica e prática, inclusive em atividades mais complexas.

Criatividade: capacidade para apresentar e desenvolver idéias, aprimorar técnicas e métodos de trabalho.

  • não apresenta capacidade para sugerir novas alternativas;
  • demonstra alguma dificuldade em apresentar idéias;
  • tem facilidades em apresentar novos recursos para aprimorar técnicas e métodos de trabalho.

Iniciativa: disposição para agir e solucionar, por si ou recorrendo a outras pessoas.

  • fica sem ação quando há dúvidas ou problemas de trabalho;
  • procura agir frente a maioria das situações ocorridas;
  • age prontamente, frente a todas as dúvidas e problemas sugeridos.

Relacionamento pessoal: contato que o avaliado apresenta com colegas, chefia e demais elementos envolvidos em seu trabalho.

  • apresenta acentuada dificuldade em se relacionar com as pessoas;
  • necessita de orientação constante para melhorar seu relacionamento;
  • apresenta facilidade em estabelecer contatos.

Atenção: considere o quanto o avaliado mantém-se atento na verificação, conferência, transcrição e outras atividades que requeiram atenção.

  • é cauteloso e apresenta uma concentração visual e ou mental apropriada para desenvolver suas atividades;
  • suas tarefas necessitam de constante supervisão;
  • concentração mental e ou visual notável, é meticuloso e cauteloso, não ocorrem erros nas tarefas sob sua responsabilidade.

Organização: observe a maneira com que organiza suas tarefas e ou materiais documentos e outros que utiliza para realização de seu trabalho.

  • apresenta-se de maneira notável quanto à controle e cuidado nas atividades;
  • não é organizado, perde-se freqüentemente na execução de seu trabalho;
  • não chega a perder-se em seu trabalho, mas apresenta dificuldades em desenvolver meios de organizar suas atividades.

Contato com o público: considere a sua maneira de tratar as pessoas.

  • destaca-se pela maneira de tratar os diferentes tipos de pessoas;
  • necessita de orientação para aprimorar-se nesse aspecto;
  • a execução de suas tarefas é prejudicada, por não saber tratar as pessoas adequadamente.

Assiduidade: considere a quantidade de freqüência no trabalho, como também as faltas justificadas ou não.

  • raramente falta, quando isto ocorre é por motivo justo e autorizado;
  • faltas ocasionais, sendo que algumas não são justificadas;
  • falta freqüentemente sem justificativas.

Conhecimentos ligados ao trabalho: observe o grau de domínio e experiência nos serviços sob sua responsabilidade.

  • seus conhecimentos são mínimos, ocasionando erros que prejudicam o andamento do trabalho.
  • apresenta grande preparo e competência para realizar seu trabalho;
  • os conhecimentos que possui são suficientes para execução de suas tarefas.

Disciplina: considere a maneira que o avaliado respeita a chefia, acata e cumpre as ordens que lhe são transmitidas.

  • é notável o respeito que possui pela chefia;
  • nem sempre cumpre as ordens que lhe são transmitidas;
  • sua atitude deixa a desejar, é resistente às ordens e as críticas que lhe são transmitidas.

RECOMENDAÇÃO:

  • transferência de setor de trabalho
  • promoção
  • demissão

 

 

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO - GERENCIAL

 

Comunicação: capacidade de dialogar e transmitir informações, idéias ou ordens verbais a entidades externas, superiores e subordinados.

  • sua forma de comunicação é clara e objetiva, deixando dúvidas apenas em algumas situações;
  • comunica-se de forma confusa, fazendo com que as informações transmitidas não sejam compreendidas;
  • comunica-se de maneira clara e objetiva, facilitando a compreensão das informações que transmite, não deixando dúvidas.

Estabilidade emocional: capacidade de reagir com controle nas diversas situações de trabalho, que envolvam imprevistos, pressão e conflito.

  • tem facilidade para reagir com controle em todas as situações;
  • na maioria das vezes consegue manter calma frente as diversas situações;
  • tem acentuada dificuldade de manter o controle, tornando o ambiente desagradável.

Tomada de decisão: capacidade de encontrar a melhor solução para os problemas ligados à sua área de atividade.

  • age prontamente quando necessário;
  • não avalia o resultado de suas decisões para aprimorá-las;
  • as soluções encontradas nem sempre evitam a ocorrência de problemas.

Planejamento e Organização: capacidade de elaborar programas de trabalho, utilizando procedimentos e recursos disponíveis à consecução dos objetivos propostos.

  • mostra-se eficiente para elaborar programas de trabalho;
  • não consegue elaborar programas de trabalho, mesmo quando orientado;
  • necessita de orientação, por apresentar falhas na elaboração de programas de trabalho.

Liderança: forma como observa e orienta seus subordinados.

  • faz observações imprecisas da atuação de seus subordinados;
  • observa com atenção a atuação de seus subordinados e orienta-os com eficiência;
  • apresenta dificuldades para perceber a atuação dos funcionários.

Sigilo: atitude apresentada frente a assuntos confidenciais.

  • na maioria das vezes é descuidado com assuntos confidenciais, necessitando de orientação constante de como agir;
  • mantém sigilo diante de assuntos confidenciais, sendo elemento de confiança;
  • não mantém sigilo em assuntos confidenciais, deixando de ser um elemento de confiança.

Coordenação: maneira pela qual distribui as tarefas de seus subordinados e habilidade em obter uma ação integrada pela consecução dos objetivos do grupo.

  • seu método de distribuição é inadequado, deixando de atingir os objetivos do grupo;
  • a distribuição de tarefas é de tal forma eficaz que o leva a atingir plenamente os objetivos do trabalho;
  • apresenta dificuldade na distribuição de tarefas, sendo que, em algumas vezes deixa de cumprir os objetivos propostos.

Controle: condição de acompanhar o andamento dos trabalhos efetuados por seu grupo, com conhecimento e domínio de todos os fatores envolvidos na sua realização.

  • acompanha com eficácia todos os trabalhos de seu grupo;
  • na maioria das vezes, consegue acompanhar o andamento dos trabalhos de seus subordinados;
  • não acompanha o andamento dos trabalhos.

Capacidade de Análise e Síntese: condição que apresenta para avaliar os elementos mais importantes de uma situação sem perder o sentido da totalidade.

  • não apresenta condições de analisar nem de sintetizar os aspectos mais relevantes, perdendo em qualquer situação o sentido da totalidade;
  • é hábil para avaliar de forma acurada os elementos mais importantes de uma situação;
  • tem alguma dificuldade na análise dos elementos mais importantes, muitas vezes perde o sentido da totalidade.

Criatividade: capacidade para apresentar e desenvolver idéias, aprimorar técnicas e métodos de trabalho.

  • não apresenta capacidade para sugerir novas alternativas para o aperfeiçoamento de técnicas e métodos utilizados no trabalho;
  • demonstra alguma dificuldade;
  • tem facilidade em apresentar e desenvolver idéias, aproveitando da melhor maneira os recursos de que dispõe.

 

RECOMENDAÇÃO:

  • transferência de setor de trabalho
  • promoção
  • demissão.

 

 

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO - OPERACIONAL

 

Disciplina: considere a maneira que o avaliado respeita a chefia, acata e cumpre as ordens que lhe são transmitidas.

  • nem sempre acata e cumpre as ordens que lhe são transmitidas;
  • é notável o respeito que possui pela chefia;
  • sua atitude de respeito com seus superiores deixa a desejar.

Hábitos de segurança: Obediência às regras e instruções para prevenção de acidentes do trabalho.

  • na maioria das vezes procura cumprir regras de segurança;
  • cumpre em qualquer situação;
  • não obedece as regras.

Relacionamento pessoal: contato que o avaliado apresenta com colegas, chefia e demais elementos envolvidos em seu trabalho.

  • apresenta acentuada dificuldade em se relacionar com as pessoas;
  • necessita de orientação constante para melhorar seu relacionamento;
  • apresenta facilidade em estabelecer contatos adequados.

Zelo: maneira pela qual utiliza e conserva os equipamentos, materiais, ferramentas e demais bens da empresa.

  • é muito cuidadoso na utilização e conservação de todos os materiais de seu trabalho;
  • mantém os materiais de trabalho quase sempre em boas condições;
  • em qualquer situação mostra-se descuidado.

Aprendizagem: capacidade em assimilar as informações recebidas sobre o trabalho.

  • possui facilidade em assimilar as informações recebidas;
  • assimila grande parte, porém ao aplicá-las, necessita de uma nova explicação;
  • não consegue assimilar as informações.

Rendimento no trabalho: considere o rendimento do trabalho rotineiro do avaliado.

  • é bom, embora ainda não consiga acompanhar e desenvolver suas tarefas;
  • sobressai-se pelas realizações de suas tarefas;
  • apresenta um baixo rendimento de trabalho.

Pontualidade: considere a exatidão do avaliado quanto a observância do horário de entrada.

  • respeita o horário de entrada, embora chega atrasado algumas vezes;
  • cumpre com exatidão o horário de entrada;
  • chega freqüentemente atrasado.

Assiduidade: considere a quantidade de freqüência no trabalho, como também as faltas justificadas ou não.

  • falta freqüentemente sem justificação;
  • pequeno número de faltas, com justificativas autorizadas;
  • raramente falta.

Interesse: disposição cm que o avaliado procura executar suas tarefas e se aperfeiçoar profissionalmente.

  • apresenta pouco interesse na execução de suas tarefas;
  • demonstra muito interesse em tudo o que faz;
  • mostra-se totalmente desinteressado.

Adaptação: considere a capacidade de ajustamento do empregado em relação ao trabalho.

  • ainda não se ajustou a este trabalho;
  • está perfeitamente adaptado ao cargo que ocupa;
  • o empregado não está adaptado ao trabalho que ora executa.

RECOMENDAÇÃO:

  • transferência de setor de trabalho
  • promoção
  • demissão

 

 

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO - SUPERVISÃO E CHEFIA

 

Liderança: forma como observa e orienta seus subordinados.

  • faz observações imprecisas da atuação de seus subordinados;
  • observa com atenção a atuação de seus subordinados e orienta-os com eficiência, motivando o grupo para o trabalho;
  • procura observar a atuação de cada empregado e, algumas vezes suas orientações surtem o efeito esperado.

Iniciativa: disposição para agir e solucionar por si, ou recorrendo a outras pessoas, situações que surjam em seu trabalho.

  • age prontamente frente a todas as dúvidas e problemas, solucionando-os da melhor forma;
  • fica sem ação quando há dúvidas ou problemas, não sabendo solucioná-los;
  • Procura agir frente a maioria das situações ocorridas, as vezes deixa de solucioná-las adequadamente.

Interesse: disposição com que o avaliado procura executar suas tarefas e se aperfeiçoar profissionalmente.

  • apresenta pouco interesse na execução de suas tarefas;
  • mostra-se desinteressado e não se preocupa em aprimorar seus conhecimentos;
  • demonstra muito interesse em tudo o que faz, busca constantemente oportunidade para se desenvolver no trabalho.

Coordenação: maneira pela qual distribui as tarefas a seus subordinados e habilidade em obter uma ação integrada para consecução dos objetivos do grupo.

  • a distribuição das tarefas é de tal forma eficaz, que o leva a atingir plenamente os objetivos de trabalho;
  • seu método de distribuição de trabalho é inadequado, deixando de alcançar os objetivos;
  • apresenta dificuldade na distribuição de tarefas, sendo que, em algumas situações, deixa de cumprir os objetivos propostos.

Capacidade profissional: condição de aplicar recursos teóricos e práticos para a elaboração do trabalho.

  • emprega de forma inadequada recursos teóricos e práticos em qualquer atividade;
  • utiliza com eficácia tais recursos, inclusive em atividades mais complexas;
  • tem dificuldades, muitas vezes, em utilizar esses recursos, mesmo em atividades mais simples.

Controle: condições de acompanhar o andamento os trabalhos de sua equipe com conhecimento e domínio de todos os fatores envolvidos na sua realização.

  • na maioria das vezes consegue acompanhar o andamento dos trabalhos de seus subordinados, mantendo o controle da situação;
  • não acompanha o andamento dos trabalhos;
  • acompanha com eficácia todos os trabalhos de seu grupo, sendo capaz de expor prontamente a situação em que os mesmos se encontram.

Comunicação: forma de receber e transmitir idéias e informações verbais/escritas.

  • comunica-se de maneira clara e objetiva facilitando a compreensão das informações que transmite;
  • comunica-se de forma confusa, fazendo com que as informações transmitidas não sejam compreendidas;
  • apresenta pouca clareza e objetividade na maneira de comunicar-se.

Tomada de decisão: maneira como atua em diferentes situações de trabalho, assumindo e prevendo conseqüências.

  • demonstra insegurança para tomar decisões, responder sobre o andamento das atividades de sua área;
  • apresenta firmeza ao tomar decisões, tendo excelente visão de todas as implicações das atividades que assume;
  • falta-lhe às vezes a visão global das situações.

Planejamento e Organização: capacidade de elaborar programas de trabalho, utilizando procedimentos e recursos disponíveis à consecução dos objetivos propostos.

  • necessita de orientação, por apresentar falhas na elaboração de programas de trabalho;
  • mostra-se eficiente para elaborar tais programas, utilizando adequadamente procedimentos e recursos disponíveis para atingir os objetivos;
  • não consegue elaborar programas, deixando de utilizar os procedimentos e recursos disponíveis, mesmo quando orientado.

Sigilo: atitude apresentada frente a assuntos confidenciais.

  • mantém sigilo diante de assuntos confidenciais, sendo elemento de confiança;
  • não mantém sigilo em assuntos confidenciais, deixando de ser de confiança;
  • na maioria das vezes é descuidado com dados confidenciais, necessitando de orientação constante sobre como agir.

RECOMENDAÇÃO:

  • transferência de setor de trabalho
  • promoção
  • demissão

 

 

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO - TÉCNICO

 

Capacidade de análise: condição que apresenta para perceber e avaliar os elementos mais importantes de uma situação, sintetizando-os, sem perder o sentido da totalidade.

  • não apresenta condições de analisar, nem de sintetizar aspectos mais relevantes;
  • é hábil para avaliar de forma acurada, os elementos mais importantes de uma situação;
  • tem alguma dificuldade na análise dos elementos mais importantes de uma situação, muitas vezes, ao sintetizar dados, perde o sentido da totalidade.

Interesse: disposição com que o avaliado procura executar suas tarefas e se aperfeiçoar profissionalmente.

  • requer incentivo para se aperfeiçoar profissionalmente;
  • demonstra muito interesse em tudo o que faz;
  • mostra-se desinteressado na execução das tarefas que lhe são atribuídas.

Método de trabalho: maneira pela qual o funcionário estabelece etapas para a execução de seu trabalho, visando os objetivos propostos.

  • tem dificuldades em fixar etapas para o desenvolvimento do seu serviço;
  • estabelece com eficácia, etapas visando o desenvolvimento de suas atividades;
  • executa o trabalho nem prever etapas imprescindíveis, não conseguindo atingir os objetivos propostos.

Sigilo: atitude apresentada frente a assuntos confidenciais.

  • necessita de constante orientação sobre como agir nesse sentido;
  • mantém sigilo em assuntos confidenciais, deixando de ser um elemento de confiança;
  • mantém sigilo nesses assuntos, sendo portanto um elemento de confiança.

Criatividade: capacidade para apresentar e desenvolver idéias, aprimorar técnicas e métodos de trabalho.

  • não apresenta capacidade para sugerir novas alternativas;
  • demonstra alguma dificuldade em apresentar idéias;
  • tem facilidade em apresentar novos recursos para aprimorar técnicas e métodos de trabalho.

Capacidade profissional: condição de aplicar recursos teóricos e práticos para domínio e atualização desses conhecimentos pertinentes ao seu campo de atuação profissional.

  • utiliza com eficácia recursos teóricos e práticos;
  • emprega de forma inadequada, prejudicando o trabalho;
  • na maioria das vezes aplica os recursos teóricos e práticos necessários, encontrando algumas dificuldades somente em atividades mais complexas.

Relacionamento pessoal: considere o relacionamento que o avaliado apresenta ao manter contato com outras pessoas.

  • mantém um tratamento cordial com as pessoas, com as quais se relacionam;
  • tem dificuldade para estabelecer contatos com as outras pessoas;
  • sobressai-se quanto à sua maneira de relacionar-se, é extremamente cordial, sendo visto por todos com grande simpatia.

Conhecimentos ligados ao trabalho: observe o grau de domínio e experiência nos serviços sob sua responsabilidade.

  • seus conhecimentos são mínimos, ocasionando erros que prejudicam o bom andamento de seu trabalho;
  • apresenta grande preparo e competência para realizar seu trabalho;
  • os conhecimentos que possui são suficientes para execução de suas tarefas.

Organização: observe a maneira com que organiza suas tarefas e ou materiais/documentos e outros que utiliza para realização do seu trabalho.

  • apresenta-se de uma maneira notável quanto à controle e cuidado das atividades, materiais e documentação, serve como exemplo aos demais colegas;
  • não chega a perder-se, mas apresenta dificuldades em desenvolver meios de organizar suas tarefas;
  • não é organizado.

Pontualidade: considere a exatidão do avaliado quanto a observância do horário de entrada.

  • respeita o horário de entrada, embora chegue atrasado algumas vezes, sem ultrapassar o limite de 5 minutos;
  • chega freqüentemente atrasado;
  • cumpre com exatidão o horário de entrada, dificilmente chega atrasado.

RECOMENDAÇÃO:

  • transferência para outro setor de trabalho
  • promoção
  • demissão

 

 


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