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RECURSOS HUMANOS

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Seleção Pessoal

Dinâmica de Grupo

Características de um Líder

OBJETIVOS:

Comparar os resultados de uma decisão individual com uma decisão grupal.

Explorar valores que caracterizam um líder.

TAMANHO DO GRUPO: 6 a 12 participantes em cada subgrupo, sendo possível orientar vários subgrupos, simultaneamente.

TEMPO EXIGIDO: Aproximadamente uma hora.

MATERIAL:

Uma cópia das características de um líder, conforme consta no final deste exercício, para cada participante.

Lápis ou caneta para cada participante.

AMBIENTE FÍSICO: Uma sala, com cadeiras, suficientemente ampla, para acomodar todos os participantes.

PROCESSO:

O animador, caso o número de participantes for acima de 12 pessoas, formará subgrupos para facilitar o trabalho, distribuirá uma cópia das características de um líder.

A seguir, todos procurarão tomar uma decisão individual, procurando seguir as instruções que se encontram na folha que todos receberam.

Durante aproximadamente 10 minutos todos procurarão fazer a seleção das características, colocando-as em ordem de prioridade.

Uma vez terminado o trabalho individual, o animador determina que se faça uma decisão grupal. Em cada subgrupo se fará a indicação de um relator, a quem cabe anotar a decisão do grupo, para posteriormente ser relatado no plenário. Durante aproximadamente 30 minutos processa-se então a discussão grupal, em torno da classificação das características de um líder.

Numa discussão final, todos os relatores dos subgrupos apresentam em plenário o resultado da decisão grupal.

Relação das características de um líder

Instruções:

Abaixo há uma lista de 12 características de um líder. Seu trabalho será de enumerar essas características, colocando

  • o nº 1, para aquela característica que no seu entender é a mais importante,
  • o nº 2, para a segunda característica mais importante,
  • até o nº 12, para aquela que no seu entender é menos importante para um líder.

Decisão (individual e grupal):

  • mantém a ordem durante todo o tempo da reunião;
  • é amigo e social;
  • tem idéias novas e interessantes: é criativo;
  • sabe escutar e procura compreender as outras pessoas;
  • é firme e decidido, não hesita;
  • admite abertamente seus erros;
  • procura fazer entender a todos;
  • promove oportunidade para que todos os membros ajudem na solução dos problemas;
  • sabe elogiar com frequência e raras vezes critica negativamente;
  • gosta de conciliar;
  • segue rigorosamente as regras e os procedimentos;
  • nunca manifesta rancor e insatisfação.

 

 

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