frame_new.gif (40245 bytes)

 

Exercícios


Análise pessoal de estilos de liderança

 

NOME:

CARGO:

SETOR/DEPTO:

DATA:

 

SUPOSIÇÕES SOBRE AS PESSOAS

Este exercício foi planejado para ajudá-lo a compreender melhor as suposições que você faz sobre as pessoas e a natureza humana.

Existem 10 pares de afirmações. Dê um peso de 0 a 10 para cada afirmação para mostrar a força relativa de sua crença nas afirmações de cada par.

Os pontos dados a cada par devem somar 10 em todos os casos.

Seja honesto consigo mesmo quanto puder, e resista a tentação natural de responder como você "gostaria de pensar que as coisas fossem".

Este exercício não é um "teste". Não existem respostas certas ou erradas. Ele foi planejado para servir como estímulo para reflexão pessoal e discussão.

 

X

É da natureza humana que as pessoas façam tão pouco trabalho quanto puderem fazer sem serem punidas.

 

Y

Quando as pessoas evitam trabalhar, normalmente é porque seu trabalho perdeu seu significado.

 
 

TOTAL DE PESOS =>

10

 

X

Se os empregados tiverem acesso a qualquer informação que desejarem, eles tenderão a ter melhores atitudes e a comportar-se mais responsavelmente.

 

Y

Se os empregados tiverem acesso a mais informação do que precisarem para realizar suas tarefas imediatas, normalmente a usarão mal.

 
 

TOTAL DE PESOS =>

10

 

X

Quando se solicita idéias aos empregados, suas sugestões são de pouco valor prático, pois suas perspectivas são muito limitadas.

 

Y

Solicitar idéias dos empregados amplia suas perspectivas e resulta no desenvolvimento de sugestões úteis.

 
 

TOTAL DE PESOS =>

10

 

X

Se as pessoas em geral não usam muita imaginação e engenhosidade no seu trabalho, provavelmente é porque poucas têm grande dose de qualquer uma dessas qualidades.

 

Y

A maioria das pessoas é imaginativa e criativa, mas não pode mostrar isso devido a limitações impostas pelo trabalho e pela supervisão.

 
 

TOTAL DE PESOS =>

10

 

X

As pessoas tendem a elevar seus padrões se forem responsáveis pelos seus próprios comportamentos e pela correção de seus próprios erros.

 

Y

As pessoas tendem a rebaixar seus padrões se não forem punidas por seus erros e mau comportamento.

 
 

TOTAL DE PONTOS =>

10

 

X

É melhor das às pessoas tanto as boas quanto as más notícias, porque a maioria dos empregados quer saber toda a história, não importa quão dolorosa seja.

 

Y

É melhor não divulgar as notícias desfavoráveis sobre os negócios porque a maioria dos empregados na verdade deseja ouvir apenas as boas novas.

 
 

TOTAL DE PESOS =>

10

 

X

Enfraquece o prestígio do supervisor admitir que um subordinado está certo ou errado, porque ao supervisor deve-se maior respeito que aqueles que lhe são subordinados na organização.

 

Y

Como as pessoas em todos os níveis deve-se igual respeito, o prestígio de um supervisor aumenta quando ele sustenta esse princípio pelo reconhecimento de que um subordinado está certo ou errado.

 
 

TOTAL DE PESOS =>

10

 

X

Se você der suficiente dinheiro às pessoas, elas provavelmente estarão menos preocupadas com aspectos intangíveis como responsabilidade e reconhecimento.

 

Y

Se você der às pessoas trabalho estimulante e interessante, é menos provável que se queixem a respeito de coisas como pagamento e benefícios suplementares.

 
 

TOTAL DE PESOS =>

10

 

X

Se se permitir que as pessoas estabeleçam seus próprios objetivos e padrões de desempenho, elas tenderão a colocá-los mais alto do que o chefe o faria.

 

Y

Se se permitir que as pessoas estabeleçam seus próprios objetivos e padrões de desempenho, elas tenderão a colocá-los mais baixo do que o chefe o faria.

 
 

TOTAL DE PESOS =>

10

 

X

Quanto maior o conhecimento e a liberdade que uma pessoa tem a respeito de seu trabalho, maior o controle necessário para mantê-la na linha.

 

Y

Quanto maior o conhecimento e a liberdade que uma pessoa tem a respeito de seu trabalho, menor o controle necessário para mantê-la na linha.

 
 

TOTAL DE PESOS =>

10

 

TEORIA X - PONTUAÇÃO =>

 

 

 

 

TEORIA Y - PONTUAÇÃO =>

 

 

 

Teoria X e a Teoria Y de MacGregor não são estratégias administrativas. Elas são opiniões fundamentais sobre a natureza humana, que influenciam os gerentes a adotarem uma conduta ao invés de outra.

 


Depto. Pessoal Recursos Humanos Legislação Jurisprudência Testes Artigos
Quadro de Avisos Informativos CD-Rom Trabalhista Suplementos Cursos Serviços
Chat DP/RH Consulta Assinatura Chefia & Liderança Negócios & Parcerias Principal